×
Não tem uma conta? Cadastre-se

Resende começa a produzir em série o Volkswagen e-Delivery

Imagem ilustrativa da notícia: Resende começa a produzir em série o Volkswagen e-Delivery
Foto Jornalista $publicador

Redação AutoData

15/06/2021

São Paulo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu início à produção em série do caminhão elétrico e-Delivery, modelo eletrificado que começa a sair das linhas de montagem de Resende, RJ. Um e-Delivery de 11 toneladas 4x2 foi o primeiro a ser produzido e, segundo a companhia, integrará sua frota.

Para introduzir os componentes eletrificados no caminhão a companhia criou, dentro do Consórcio Modular de Resende, uma área chamada e-Shop. É nesta etapa, que ocupa cerca de 1 mil metros, que o e-Delivery torna-se um modelo elétrico, ao receber as baterias e a energização. Antes são montados nas mesmas linhas dos veículos diesel, o que, segundo a VWCO, garante “a máxima eficiência da unidade fabril”.

Mas mudanças também foram promovidas em outras áreas, como a pré-montagem do motor, onde agora são consolidados os sistemas auxiliares. Os caminhões VW recebem também a suspensão pneumática dentro da fábrica. As linhas foram beneficiadas com ganhos de indústria 4.0: segundo a companhia o nível de automação chegou a 60% na armação da cabine.

Os investimentos somaram cerca de R$ 150 milhões, dentre desenvolvimento e mudanças no complexo de Resende. Carregadores de alta potência, de diferentes modelos, foram instalados no centro de pesquisa e desenvolvimento.

“Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente”, Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus. “Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com um alto nível de sinergia, ao mesmo tempo que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige. Todo esse avanço é acompanhando por um amplo trabalho de preparação da cadeia com os envolvidos para viabilizar a mobilidade elétrica no país”.

Foto: Divulgação.