×
Não tem uma conta? Cadastre-se

Produção de ônibus desacelera em abril

Imagem ilustrativa da notícia: Produção de ônibus desacelera em abril
Foto Jornalista $publicador

Caio Bednarski

10/05/2022

São Paulo -- Depois de apresentar bom volume de produção em março, com reflexo positivamo no acumulado, o setor de ônibus desacelerou novamente em abril, produzindo 1,6 mil unidades, queda de 13,1% sobre igual mês do ano passado e retração de 32,8% com relação a março.

Ainda assim a indústria de ônibus registrou crescimento de 4% no ano, com 7,3 mil veículos produzidos, de acordo com os dados divulgados pela Anfavea na terça-feira, 10.

Com a produção menor os emplacamentos recuaram 4% na comparação com abril do ano passado e 17,3% ante março, somando 1,1 mil unidades comercializadas. No acumulado a retração foi de 1,2% com 4,4 mil veículos vendidos.

No mês passado a maior demanda foi do segmento urbano, que representou 29%, seguido pelo programa Caminho da Escola, 27%, e micro-ônibus 16%. Os rodoviários ficaram com 15% das vendas, os miniônibus 7% e o fretamento 6%:

"Notamos uma estabilidade nesse porcentual de cada segmento e acreditamos que ele será mantido ao longo do ano", disse Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea.

As exportações também recuaram 4,1% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto na comparação com março a queda foi de 23,4%, com 305 ônibus embarcados. O acumulado apontou resultado 9,6% maior do que em 2021, somando 1,3 mil embarques.